"O grande recurso tecnológico para as aulas da disciplina é o vídeo, na forma de DVD´s ou na internet. Com ele, é possível trabalhar as práticas corporais através da apreciação. "Há desportos que são impraticáveis na escola, como canoagem, mas que podem ser estudados por causa das tecnologias", diz Marcos Garcia Neira, professor de metodologia do ensino de Educação Física na Universidade de São Paulo (USP). Preparar uma actividade em vídeo sobre o judo, por exemplo, pode servir para explicar as regras que não ficam claras nas transmissões dos Jogos Olímpicos na TV. É também uma oportunidade para desmistificar preconceitos causados pelo desconhecimento cultural. "O futebol americano é um caso clássico. A primeira impressão que se tem, é de que se trata de um desporto violento. Há brutalidade, mas, examinando as partidas, é possível analisar os sofisticados esquemas tácticos que regem o jogo", explica Neira. A apreciação, entretanto, não é a única alternativa em relação aos vídeos. Pedir que os alunos registem, nesse meio, uma apresentação de dança ou um jogo de basquetebol na escola, mostra a eles como avaliar a própria prática."
Amanda Polato (novaescola@atleitor.com.br)
Para Zylberberg (2003) a internet é uma possibilidade de acesso ao conhecimento acerca da cultura corporal. A autora utiliza os recursos tecnológicos do computador para a elaboração de uma proposta de um ambiente de aprendizagem que supera a visão unidireccional e linear do conhecimento ao ter como base a visão multidimensional e complexa do conhecimento.
Bianchi (2008) considera que a inclusão das TIC´s na Educação Física tem os seus problemas, pois na sua perspectiva, o desporto molda a nova forma de linguagem das imagens presente nas TIC´s, que mistura som, cores, palavras e fotografias. Uma consequência desse processo é a fragmentação do fenómeno desportivo, pois, as TIC´s seleccionam imagens desportivas, interpretando-as, propondo um certo “modelo” do que é o desporto e do que é ser desportista, mas, sobretudo, fornecem ao espectador a ilusão de entrar em contacto directo com a realidade.
Que me dizem destas considerações sobre a implementação das TIC nas aulas de Educação Física?
Sem comentários:
Enviar um comentário